Deus tem um plano para minha vida?

Durante décadas ouvi um hino cristão que começava dizendo: “Deus tem um plano em cada criatura, aos astros Ele dá o céu. A cada rio, Ele dá um leito, e um caminho para mim traçou”. É assim mesmo que as coisas acontecem? Deus tem um plano traçado para cada pessoa? É importante pensar nisso porque dessas respostas depende nosso estilo de vida. E mais: Se Deus tem um plano para minha vida, eu devo descobri-lo por mim mesmo? Como fazer isso e como ter certeza desse plano?

Tem muita gente frustrada por causa desse tal plano de Deus para cada criatura. Muitos vivem sem objetivos enquanto esperam o plano que não conhecem. Muitas “profecias” têm sido feitas prometendo vida próspera, filhos, emprego bom, enquanto as frustrações crescem na espera do cumprimento dessas palavras que quase sempre não se cumprem na vida dos incautos.

Uns sofrem pela espera, outros sofrem pela incerteza. Mesmo ativas, com excelentes salários, vida familiar e social saudável, pessoas sofrem por não terem certeza de estarem fazendo a vontade de Deus segundo o plano que ele “traçou para cada criatura”. 95% dos crentes não tem certeza do plano de Deus e vivem em sofreguidão de alma por causa disso.

Deus tem um plano para minha vida? Se Deus tem um plano para minha vida, o plano é dele, e não meu. Hoje eu afirmo: Não sei qual é o plano de Deus para a minha vida e isso não me incomoda. Olhando para trás posso dizer que nunca recebi revelação de Deus para nada do que fiz de grande ou pequeno, de importante ou simples em todas as áreas da minha vida. Se Deus tem um plano, ele não funciona como uma espécie de roteiro de peça de teatro.

O que significa viver pela fé? A Bíblia diz: “não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas, visto que andamos por fé e não pelo que vemos. Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem”. Quem vive pela fé em Deus não precisa de um plano na caminhada da vida. Ele segue os desejos do seu coração orientados pelos valores do Evangelho, preferindo sempre o bem. Quem se agrada de Deus quase sempre realiza o que deseja. Assim, o meu querer e o meu realizar acontecem em parceria com Deus.

Tenho que esperar uma mulher de Deus? Eu nunca esperei essa tal mulher de Deus. Gostei da moça, ela gostou de mim e tudo aconteceu. Alguém diria: “mas não é tão simples assim”. Eu digo: “É simples assim”. Seja natural, coerente, apresente tudo a Deus em oração e tome suas decisões na vida, inclusive em relação a pessoa amada. Mas tudo tem que acontecer naturalmente.

Qual profissão Deus tem para mim? Há uma expressão bíblica que nos diz assim: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças”. Faça o que gosta de fazer, o que puder e o que for possível melhorar em sua vida. Pesquisas dizem que cada um de nós tem 500 habilidades diferentes. É se mexer! É trabalhando que encontramos o que fazer.

E o plano de Deus para minha saúde? Esta pergunta lembra-me SUS e UNIMED. Acredito que minha parte é não descuidar da saúde. Hoje mesmo estou começando um check-up. Em um mundo imperfeito, ninguém deve esperar saúde perfeita, até porque a redenção do nosso corpo não acontece nesta vida, mas apenas no céu.

Certamente a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita, mas não a meu bel-prazer, pois, para experimentá-la, não devo me conformar com este século, mas transformar-me pela renovação da minha mente em harmonia com o espírito do Evangelho. Vivendo em novidade de vida pela fé é que vou conhecendo o plano de Deus, sempre à posteriori, nunca a priori.

Mas, se eu ficar “esperando” que o plano de Deus se revele em cada situação da vida ficarei neurótico ou paranoico, porque não são assim que as coisas acontecem. Deus nos criou para dominar e para ter iniciativa na vida. Ele nos deu capacidade para fazer o bem e devemos aproveitar as oportunidades para isso. Uma tartaruga só vai para a frente se colocar a cabeça para fora. Esse é o plano. Esse negócio de ficar esperando o plano de Deus infantiliza as pessoas e as impede de irem à luta.

O plano de Deus para a sua vida é o Evangelho. Viver o Evangelho em toda e qualquer circunstância da vida é certamente o plano de Deus para cada um de nós em qualquer lugar do mundo. Amar a todos, perdoar sempre, tratar os outros como quero ser tratado, ser prudente, equilibrado, ser paciente, bondoso, fiel, ser misericordioso, humilde, entre outras coisas, é o plano de Deus para nós nesta vida. Ser como Jesus é o que Deus quer de nós.

Antonio Francisco - Cuiabá, 22 de maio de 2013 - Voltar para Perguntas e Respostas.