Minha segunda metade da vida

Ontem à tarde, enquanto saía da recepção de um hotel depois de um dia de lazer com minha família, dei uma olhada no jogo Atlético paranaense e Fluminense. No final do segundo tempo o Fluminense empatou o jogo em 2x2 com gol de pênalti pelo campeonato brasileiro. A citação mostra que o jogo é ganho no segundo tempo, o que nos diz que o segundo tempo é mais importante e emocionante que o primeiro.

Quando comparamos nossa vida com uma partida de futebol, podemos dizer que o primeiro tempo da vida vai até os 45 anos aproximadamente. No futebol há um intervalo de 15 minutos entre os dois tempos, o que serve para o descanso dos jogadores e avaliações técnicas e táticas. Nessa fase da vida (entre 35 e 45 anos), também podemos e devemos parar para uma avaliação. Então, o segundo tempo pode ter uma qualidade bem maior que o primeiro tempo (primeira parte da vida).

Nesses dias estou literalmente vivendo o intervalo do jogo da vida. Esse intervalo para mim está sendo de três meses. Creio piamente que Deus está me dando esse tempo apesar do intento negativo das pessoas. Lembro-me das palavras de José quando lhe venderam e o mandaram para o Egito. Eles não sabiam dos planos de Deus para José e para eles mesmos. Algum tempo depois José lhes disse: “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida” (Gn 50.20).

Estou próximo dos cinquenta anos, mas acredito que o melhor ainda está por vir. Minha cosmovisão tem mudado de tal maneira que não caibo mais onde tenho estado. A gaiola não me cabe mais. Estou começando o segundo tempo da vida experimentando o que é ser um seguidor alado de Jesus para poder andar nas alturas e ao mesmo tempo manter os pés no chão (Hc 3.19).

Deus está me guiando para começar algo novo firmado no Evangelho de Jesus. Mas, será que não estou muito velho para começar algo? Foi isso que um cunhado meu disse outro dia. Mas, a verdade é que me sinto muito motivado para recomeçar, e melhor, sem as amarras da religiosidade evangélica.

Moisés foi chamado para libertar o povo de Israel do Egito quando tinha oitenta anos, Calebe tinha oitenta e cinco quando tomou posse da terra prometida, e disse que se sentia como se tivesse quarenta anos. E por que eu estou velho? Velha é a lua, e todo mês ela fica nova. A Bíblia diz: “Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam” (Is 40.31).

Estou me aquecendo para entrar no segundo tempo do jogo da vida. Estou animado e crente na vitória final. É comum ver um time ganhar um jogo e às vezes um campeonato aos quarenta e seis minutos do segundo tempo. Acredito mesmo que assim será comigo. Deus está me dando um time de vencedores que não são super-homens nem mulheres maravilhas, são pessoas comuns com liberdade para jogarem no espaço que Deus lhes deu. Todos são titulares que vestem a camisa para ganharem e perderem junto com os companheiros. Estamos numa caminhada e queremos seguir juntos.

No Amado, em quem somos eternamente amados,

Antonio Francisco - Cuiabá, 25 de outubro de 2010 - Voltar para Mensagens.

Comentários

Anônimo disse…
"...Velha é a Lua e todo mês ela fica nova..."
Essa frase foi muito bem colocada.kkkkkkkk
De:
Josymar